Criadores e suas Criaturas

Neste artigo vamos conhecer um pouco sobre algumas linguagens de programação e seus criadores.

Separei aqui algumas que fazem (ou fizeram) parte da minha jornada de programador e que considero importantes, vamos a elas:

 

NOME: Dennis Ritchie

LINGUAGEM: C

ANO: 1972

DESCRIÇÃO: Podemos dizer que C é o pai das linguagens de programação, sendo uma das linguagens mais populares e tendo influenciado muitas outras.

De fato, diversas outras linguagens foram escritas em C, assim como sistemas operacionais como o Linux/Unix e Windows.

É uma linguagem de programação compilada, de propósito geral, estruturada e imperativa.

 

NOME: Yukihiro "Matz" Matsumoto

LINGUAGEM: Ruby

ANO: 1995

DESCRIÇÃO: Ruby é minha linguagem preferida e com a qual trabalho atualmente.

É uma linguagem dinâmica, tendo uma sintaxe muito próxima a escrita natural.

A linguagem foi desenvolvida com foco na simplicidade visando tornar o ato de programar prazeiroso e divertido. 

Sua popularidade vem crescendo a cada dia, principalmente devido ao seu famoso framework Rails.

É uma linguagem de programação interpretada multiparadigma, de tipagem dinâmica e forte.

 

NOME: Guido van Rossum

LINGUAGEM: Python

ANO: 1991

DESCRIÇÃO:

Python prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade.

Uma de suas principais características é permitir a fácil leitura do código e exigir poucas linhas de código se comparado ao mesmo programa em outras linguagens.

É uma linguagem muito utilizada entre outros fins para desenvolvimento científico e atualmente é adotada como linguagem padrão para ensino em alguns países.

É uma linguagem de propósito geral de alto nível, multi paradigma (suporta o paradigma orientado a objetos, imperativo, funcional e procedural).

 

NOME: Rasmus Lerdorf

LINGUAGEM: PHP

ANO: 1995

DESCRIÇÃO: PHP é a linguagem mais utilizada na internet, onde aproximadamente 80% dos sites feitos utilizam PHP (no momento da escrita deste artigo).

Usada originalmente para o desenvolvimento de aplicações no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na web.

A linguagem evoluiu muito desde a sua criação, passando a oferecer funcionalidades adicionais não relacionados apenas a websites.

Hoje em dia temos desde pequenos sites institucionais feitos em PHP, até grandes sistemas como o Facebook, Joomla, WordPress, Magento, entre outros.

É uma linguagem interpretada, de tipagem dinâmica e fraca.

 

NOME: Brendan Eich

LINGUAGEM: JavaScript

ANO: 1995

DESCRIÇÃO: JavaScript é atualmente a principal linguagem client-side, ou seja, roda em seu navegador de internet (ao contrário das linguagens server-side vistas até agora), embora tenha começado também a ser usada no lado do servidor através do Node.js.

Foi originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem a necessidade deste script passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.

O JavaScript possui uma história curiosa que conta que a linguagem foi criada em apenas 10 dias por Brendan.

Devido ao fato de termos atualmente um navegador rodando em diversos dispositivos como Smartphones, Tablets, Smart TVs e até geladeiras, o JavaScript tem um lugar garantido em nossas vidas.

É uma linguagem multiparadigma concebida para ser uma linguagem script com orientação a objetos baseada em protótipos, tipagem fraca e dinâmica e funções de primeira classe.

 

Outras Linguagens

Existem dezenas de outras linguagens importantes e de larga utilização não citadas aqui como JavaC++C#GoRPerlObjective-C, ElixirHaskellLuaSwift, etc.

Cada uma tem seus pontos fortes e fracos, suas áreas de utilização e seus fãns e não tão fãns.

Cabe a cada um analisar os prós e contras pra saber com quais linguagens se identifica melhor e partir para os estudos.

Visualizações: 594



21 de setembro de 2013

Ferramentas para um Programador PHP

Para ser um Programador PHP é necessário ter algumas ferramentas básicas instaladas em seu computador. Aqui vão algumas dicas para se ter um kit completo de programas para auxiliar na criação e gerenciamento dos seus sites.

26 de agosto de 2013

Programador PHP e Web Designer

O Programador PHP é o responsável pelo desenvolvimento da lógica e mecânica por trás do site já o Web Designer é o responsável pela criação e todo o conteúdo visual do site...

25 de agosto de 2013

Criação de Site

Existem diversas ferramentas para a Criação de Site que possibilitam mesmo pessoas sem muito conhecimento criar um Website, mas para se ter um Site Profissional, que seja agradável e com bom conteúdo, é necessário a participação de um profissional especializado...

22 de agosto de 2013

Hospedagem de Sites

Para se ter um site é necessário basicamente o Registro de Domínio e um local para Hospedagem de Sites. Existem diversas empresas de Hospedagem com planos diferentes que variam de preço, espaço em disco, quantidade de e-mails...

19 de agosto de 2013

Sites de Busca

Atualmente os Sites de Busca são ferramentas indispensáveis para a utilização da internet. Sites como o Google, Yahoo! e Bing, além de utilizados para busca de conteúdo, também são importantes ferramentas de negócios...

19 de agosto de 2013

Programador PHP

Existem algumas dezenas de linguagens de programação para os mais diversos fins, e em se falando de desenvolvimento web o PHP é uma das linguagens mas utilizadas atualmente...

19 de agosto de 2013

Loja Virtual

Uma excelente forma para quem deseja vender um produto mas não possui um espaço físico, ou já tem uma loja e quer ampliar suas vendas, é a criação de uma Loja Virtual também conhecida como E-commerce...

19 de agosto de 2013

Hotsite

Se você quer divulgar um evento ou promoção, lançar um produto ou serviço, a produção de um Hotsite pode ser uma boa estratégia de marketing.

14 de agosto de 2013

Otimização de Site

A Otimização de Site, também conhecido como SEO (Search Engine Optimization) são diversas técnicas que auxiliam os mecanismos de busca na hora de encontrar seu site...

01 de agosto de 2013

Design Responsivo

Com o crescimento do mercado de dispositivos móveis como tablets e celulares, o uso destes aparelhos para acesso à internet vem crescendo significativamente, mas nem sempre um site é visualizado de forma adequada nestes dispositivos...

Sérgio Toledo | Full-Stack Web Developer | LinkedIn | GitHub | YouTube

Todos os direitos reservados ©