15 de dezembro de 2013

Comandos básicos de MySQL

Depois de aprender a se conectar com um banco de dados MySQL, vamos agora testar algumas interações na prática.

As 4 operações básicas utilizadas em bancos de dados são conhecidas como CRUD (Create, Read, Update e Delete) que são: Criar, Ler, Atualizar e Apagar respectivamente.

Para começar vamos criar uma tabela em nosso banco chamada "usuarios", podemos inserir o comando SQL abaixo um algum gerenciador de banco como o phpMyAdmin por exemplo:

CREATE TABLE usuarios ( 
    id_usuario INT(5) NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY, 
    nome VARCHAR(30), 
    login VARCHAR(30), 
    senha VARCHAR(30) 
);

Nesta tabela temos 4 campos sendo que o primeiro deles (id_usuario) é do tipo inteiro, é a Chave Primária da tabela, não pode ter valor nulo e irá ter um incremento automático (primeiro registro começa com 1, segundo 2, etc).

Os outros três campos são do tipo varchar e aceitam até 30 caracteres.

Com nossa tabela criada, vamos usar nosso exemplo de Conexão com banco MySQL anterior e inserir (Create) alguns valores em nosso banco, para isso crie um arquivo chamado crud.php (ou outro nome de sua preferência) e insira o código:

<?php 
    include "includes/conexao.php"; 
    $cmd = "
        INSERT INTO usuarios (nome, login, senha)
        VALUES ('João Carlos', 'joca', 'abc123')
    ";
    $sql = mysql_query($cmd);
?>

Após inserir o arquivo de conexão com o banco criamos a variável $cmd que recebeu nosso comando SQL, nele expecificamos os 3 campos e seus respectivos valores. Lembre-se que o campo "id_usuario" é de incremento automático e por isso não precisa de um valor.

Depois executamos o comando SQL usando a função mysql_query() e o retorno dessa função foi atribuido à variável $sql, isso pode ser útil para fazermos alguma validação posterior para saber se o comando foi executado com sucesso ou se houve algum erro.

Agora que já inserimos um registro no banco, vamos ler (Read) o conteúdo da tabela usuários. Para isso podemos usar o seguinte comando:

$cmd = "SELECT * FROM usuarios";
$sql = mysql_query($cmd);

Este comando é bem simples e irá retornar todos os campos da tabela usuários. No nosso exemplo, como só temos um registro na tabela, será retornado algo como:

Poderíamos também escolher quais campos seriam exibidos, para isto bataria alterar o sinal * (asterísco) que se refere a "todos os campos" para os campos desejados como por exemplo:

 $cmd = "SELECT login, senha FROM usuarios";

Vamos agora atualizar (Update) nossa tabela, em nosso exemplo vamos alterar apenas o campo "senha":

 $cmd = "UPDATE usuarios SET senha = '123456' WHERE id_usuario = 1";

Note que colocamos uma cláusula where expecificando que queremos alterar apenas o registro que tiver o id = 1, esta parte é muito importante porque senão todos os possíveis registros da tabela teriam a senha alterada.

Por fim vamos excluir (Delete) este registro, para isto vamos usar de novo a cláusula where, para não apagarmos outros registros. Desta vez para variar um pouco vou selecionar o registro que tiver o login igual a "joca":

 $cmd = "DELETE FROM usuarios WHERE login = 'joca'";

Pronto, aprendemos as interações básicas com nosso banco de dados. É claro que existem outras formas de executar os mesmos comandos e varios outros mais complexos, mas por hora já temos uma boa base.

Espero que tenham gostado deste pequeno tutorial, deixem suas dúvidas, críticas ou sugestões abaixo.

Abraço e até a próxima.

Visualizações: 4.900



MySQL

03 de novembro de 2013

Conexão com banco MySQL

Se conectar a um banco de dados MySQL via PHP é muito simples, podemos ter um arquivo organizado para esta função e utilizá-lo em nossas aplicações.

Sérgio Toledo | Full-Stack Web Developer | LinkedIn | GitHub | YouTube

Todos os direitos reservados ©